Páginas

5 de novembro de 2014

Natal sem Cristo é melhor

Pra que presépio se quem faz sucesso é papai noel? Pra que "sinos tocando" se o que predomina são as baladas de fim de ano? Para que ir a celebrações cristãs se as programações dos shoppings são mais atrativas? 

 Acabo de chegar a conclusão que, no natal,Cristo atrapalha. O que todo mundo quer mesmo é comer e beber à vontade. Se gula é pecado, dane-se. 
Se "ficar de quatro" de tanto beber é divertido, "eu quero é mais". 
Não é assim que caminha a humanidade? 
Em São Paulo, a Meca Natalina, à muito tempo não é mais a Catedral da Sé, mas a 25 de Março. 
Chamam isso de "secularização" : a desvalorização do sagrado. Dá a impressão que Natal, sem Cristo, é melhor. Pelo menos não rola aquele peso na consciência. Afinal, o que é errado? 
O que é certo? 
Verdade seja dita ,o Jesus da Bíblia não é apenas o "Jesus do Natal". Ele é o Jesus da Vida, Ele é a Vida! Não há na Bíblia (nem na tradição cristã primitiva) qualquer indício de que o natal deva ser comemorado. A santa ceia, sim. A morte e ressurreição, sim. 
A cruz é central no cristianismo. Se a celebração do natal não é  um sacramento e, pelo contrário, acabou se tornando o feriado da farra, da baderna, e  um verdadeiro carnaval de consumismo, natal sem Cristo é melhor... Será? ( S.João 3:36)
Sergio Marcos

Nenhum comentário: