Páginas

27 de fevereiro de 2015

A peneira de Deus

Deus vem peneirando à muito tempo...

     Aceitou a oferta de Abel, mas rejeitou a de Caim (Gn 4). Amou Jacó, mas aborreceu Esaú (Rm 9:13). Rasgou o Reino de Saul e o entregou a Davi (1a Sm 15:28).  


Hoje em dia... 
Chama muitos, mas escolhe poucos (Mt 20:16). Coloca ovelhas a sua direita e bodes a sua esquerda (Mt 25:33). Ramos que não frutificam, corta (Jo 15:2). Os que dão fruto, poda. Semeou na carne? Tá fora! Semeou no Espírito? Tá dentro (Gl 6:8). Terra que produz erva daninha:  maldição. Produziu colheita frutífera: “bênção!” (Hb 6:7,8).
Quem multiplica talentos, receberá mais. Quem enterra, "misericórdia" !!(Mt 25:14 à 30) Quem crer e for batizado, será salvo. Caso contrário, será condenado (Mc 16:16).

A peneira de Deus se chama "graça", mas para passar por ela é preciso arrependimento, fé e obediência. Deus resiste ao soberbo, mas concede graça aos humildes. Na peneira de Deus ficam  os que "se acham", os endurecidos pelo engano do pecado, os auto-suficientes, os "bacanas", os espertalhões, os "ban-ban-bans" (Pv 29:1). Passam pela peneira, os que choram seus erros, os que anseiam por mudança de mente e coração, os que se enxergam como miseráveis (Sl 51:17), e, como Paulo, se vêem como os principais pecadores (1a Tm 1:15) .

Ah... a peneira de Deus...
Passou? Tá lindo.
Ficou? Tá “porco”.
Desta peneira, ninguém escapa. Nem eu, nem você.
Vamos levar a vida cristã mais a sério...

Quem vê cara ......

As aparências enganam? Nem tudo que reluz é ouro? Pois é, cresci ouvindo isso. Mas não adiantou nada. Tenho a péssima tendência de julgar pela aparência. Você não? Como ficamos impressionados com a fachada, o glacê, o distintivo, a patente, o corte do cabelo, o tom da maquiagem, a tatuagem. No universo religioso isso vira mania, obcessão, doença. Nem aí para o conteúdo. O rótulo diz tudo! Escolhemos amigos ou pessoas a quem vamos dar atenção e respeitar baseados em nosso conjunto de valores pessoais. Seria preconceito? Talvez. Mas acho que o "buraco é mais em baixo". Digamos... vaidade, prepotência, sindrome de "todo poderoso" (com letra minúscula), superficialidade, descaso, maldade pura, egolatria... .Ai! Chega! Tá me dando raiva. Raiva de mim mesmo, pois quem vê cara não vê coração. Como a gente não amadurece com o passar do tempo e não desenvolve discernimento espiritual, vamos pela aparência mesmo. Mas... pera aí. É bom parar com isso. Senão também vou ser julgado pelo que pareço ser e não pelo que sou. É isso que eu quero ... se é, beleza. Se não, vou prestar mais atenção nos outros, olhar nos olhos, gastar tempo na conversa, me conectar e confirmar: quem vê cara, não vê coração.

Das trevas para a LUZ

A vida que possuímos hoje é formada por inúmeras travessias que fizemos de situações em situações, que nos permitiram atravessar um problema, uma fase, uma circunstancia a qual nos deu a oportunidade de tirarmos lições e conclusões que nos fizeram crescer e determinar quem somos hoje. Situações que muitas vezes nos tirou a paz, nos deixou pensativos e muitas vezes nos joga em um beco sem saída. O importante mediante tudo isso é ver que a dor , o sofrimento produziu marcas, sinais no nosso caminho que por algum motivo vamos ser gratos por aprender com aquela situação, ou no mínimo vamos evitar algumas situações para não cairmos no mesmo problema.
A nossa caminhada cristã contém muito destes elementos, que nos leva a amadurecer e prosseguir para o alvo.
A data da Páscoa nos leva a um memorial pela sua origem de quando o povo de Israel foi liberto do Egito e foram rumo a terra que Deus preparou para seu povo. A palavra Páscoa em sua tradução literal significa "passagem".

A cada dia como cristãos perdemos o real significado desta data, não apenas pelos ovos de chocolate, mas por não deixarmos que o real significado da Páscoa entre na nossa mente e consciência.
Páscoa nos remete uma promessa que Deus fez a um homem que remeteu e formou uma nação, que apesar de todas as circunstâncias, o povo entrou naquela terra e se formou como nação, de onde veio o Salvador, para demonstrar o seu imenso amor por este povo que desde o início era amado e cuidado pelo Deus altíssimo. Ao morrer na cruz e ressuscitar ao terceiro dia, Jesus faz uma travessia eterna da morte para a vida e proporciona esta passagem todos nós. É neste momento que podemos relembrar e olhar para trás  das nossas vidas como aquele momento de crise, que passou e deixou uma memória. É lamentável que signifique apenas isso para nós. Jesus dividiu a história que conhecemos e ele precisa ser um divisor definitivo em nossas vidas também, afinal ele nos levou das trevas para luz, nos elegeu sacerdócio real, nação santa, povo eleito, e transformou o nosso caminho, nos fez atravessar de um ponto sem esperança para um esperança eterna através de seu sacrifício, e isto não podemos relativizar, ou apenas deixarmos como uma mera tradição religiosa, esta divisão deve nos motivar a lembrar que algo maravilhoso nos aconteceu e independentemente do tempo, temos um enorme privilégio nesta data que nos lembra que o Senhor fez por nós.
Não deixe que esta data seja apenas um feriado prolongado onde podemos viajar e descansar com a família, mas marque como a transformação que sofreu ao conhecer este Deus que desde o início da criação nos amou, e através de Jesus, o Cristo, consumou esse amor e transformou, fez uma metamorfose, em nossa vida.

Que hoje seja um dia de júbilo na presença de Deus e que o nosso coração se encha de alegria e gratidão por pertencermos ao Reino da Luz pois o nosso Senhor, nos proporcionou uma passagem de onde quer que estávamos para a Sua presença!