Páginas

28 de maio de 2014

O Amor Maior



Em 1789, na fracassada tentativa da Independência do Brasil, onze revolucionários foram presos, entre eles, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Depois de três anos de prisão, Tiradentes, também traído por um amigo, foi o único condenado.

Ao ser levado para a forca, Tiradentes, com cabelos e barba crescidos e trajando um vestido comprido, parecia um tipo de “cristo”. Até onze companheiros ele tinha.

Antes de morrer pendurado, em 1792, disse: “Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria”. Morreu no madeiro, por amor à Pátria, e no lugar dos seus amigos. Porém, as semelhanças entre o sacrifício de Tiradentes e o de Cristo param por aí.

O amor de Tiradentes, ainda que extraordinário e heroico, foi seletivo e parcial: apenas pelo Brasil e pelos brasileiros, mas não pelos dominadores portugueses, por quem nutria um sentimento de aversão, chamado pelos historiadores de “lusofobismo”.

O Amor de Jesus Cristo foi mundial, imparcial e incondicional: Ele morreu não apenas por amor aos apóstolos, a mim e a você; morreu também pelos judeus que O entregaram e pelos romanos que O crucificaram. Morreu por amor ao Mundo todo (João 3:16).

O apóstolo Paulo, que também confessou não merecer este Amor, “porque persegui a Igreja de Deus” (I Coríntios 15:9), escreveu: “Pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o Seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:7-8).

Reproduzo aqui a fala de Jesus Cristo, antes de ser preso, quando em ceia de despedida com os seus amigos, disse: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando” (João 15:13 e 14).


JESUS CHAMOU DE AMIGOS

. Seus ouvintes: “Digo-vos, amigos meus” (Lucas 12:4). Estes amigos, no dia seguinte, estarão clamando pela Sua crucificação.

. Os publicanos e pecadores: Ao não recusar tal afirmação: “Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, AMIGO de publicanos e pecadores” (Lucas 7:34).

. Judas, que O traiu: Quando chegou com os guardas: “Amigo, a que vieste?” (Mateus 26:50).

. O trabalhador insatisfeito: “Amigo, não te faço injustiça” (Mateus 20:13). Este, ambicioso, vai se unir aos demais para matar o “Herdeiro”.

. Seus discípulos: Os quais, horas depois, fugirão e O abandonarão: “Então todos os discípulos, deixando-O, fugiram” (Mateus 26:56b).

. Os piores inimigos: Demonstrou isso quando, em agonia na Cruz, orou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).


O MANDAMENTO

O que Eu vos mando é isto: “QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI” (João 15:12).

Amar como Ele amou não é fácil, porque nunca ninguém amou como Ele: com amor sacrifical, amor de verdade até pelos ingratos e maus, amor gratuito e sem cobranças, amor solitário e muitas vezes não correspondido, amor desprezado, amor humilhado, amor escarnecido, amor perdido, amor traído...

É POR ISSO QUE EU SEI QUE ELE AMA E TE CHAMA DE... AMIGO... AMIGA! Como um pai ama o seu filho, também assim Ele nos ama. Às vezes, o filho nem merece, mas o pai o ama assim mesmo. Não despreze este amor e esta amizade, porque é incondicional e eterna.

É um amor tão sofrido, que Ele faz de tudo para vocês ficarem juntos para sempre. Seu sofrimento extrapola a agonia da cruz por um só motivo: o amor a você!

Para corresponder a este Amor Maior, receba-O agora como seu Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador! Se você fizer isso agora, com coração e lábios, Ele, feliz, escreverá o seu nome no Livro da Vida! “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e no teu coração creres que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).

Fácil e simples assim! Ele te purificará de todos os pecados e culpas, porque é o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29) e você começará uma nova vida agora mesmo!

Procure uma comunidade realmente cristã, que prega que Jesus é Deus, e que não faça comércio e nem explore a fé ou a ingenuidade das pessoas.

Ali, diante de todos, vá à frente, ajoelhe-se e confirme a decisão que você tomou agora! Peça para ser batizado nas águas e tome a Santa Ceia regularmente, dando continuidade à última de Cristo. Persevere até o dia da sua morte ou o Dia do arrebatamento dos salvos! Deus abençoe a sua vida!
Juanribe Pagliarin

26 de maio de 2014

Viva o amor de Deus como uma criança vive seu “primeiro amor”!

Dizem que o primeiro amor a gente nunca esquece. Não sei se a frase é verdadeira, mas infelizmente poucos são o que vivem este primeiro amor com Deus por muito tempo. Viver este amor parece coisa de gente imatura…
Dizer que jamais nos esquecemos do nosso primeiro amor é dizer que se o que vivemos é algo muito bom, é inesquecível, mesmo que acabe. Eu acredito que se acabou é porque não era amor verdadeiro, mas isto é assunto para outra discussão (risos). Mas se o primeiro amor é algo tão bom, porque as pessoas deixam de vivê-lo?
Acredito que depois de um certo tempo, as pessoas se esquecem como se vive este amor. Estão atarefadas demais para buscar a Deus como buscava antes, talvez. Ou talvez acreditem que já conhecem a Ele o suficiente, ou que já possuem maturidade espiritual e já não precisam mais que Deus os guie. Tais coisas nos fazem esquecer como é viver o primeiro amor.
É nesses momentos que viver o primeiro amor é como viver um sentimento infantil, como brincar de roda. Era legal quando nos reuníamos com nossos coleguinhas da escola para sentarmos em roda e cantarolarmos, mas você faria isto hoje em dia? Creio que não. E se faria, por favor, me chame, pois não tenho mais amigos que fariam esta loucura! Mas se eu acabei de dizer que brincar de roda é algo infantil, que nenhum adulto faria, por que estou me convidando para a brincadeira? Por causa do que Jesus disse:
Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como  uma criança de maneira nenhuma entrará nele.” (Marcos 10:15)
Ok, mas o que quer dizer “receber o reino como uma criança”? Quer dizer de maneira sincera, dependente, e que seja prioridade nas nossas vidas. É brincar de roda sem sentir vergonha das pessoas que vão rir de nós, é deixar de fazer um serviço extremamente importante só para ler a bíblia e ficar mais perto do Pai através da leitura, é dizer que por mais que eu saiba me virar sozinha, eu preciso que o Senhor guie meus passos, porque sem Ele certamente eu vou errar em algum momento, é pedir o abraço e a ajuda dEle quando cair… Isto é receber o reino como uma criança!
E o que isto tem a ver com o primeiro amor?
Bem, enquanto eu estava pensando no tema “primeiro amor”, Deus me fez lembrar o quanto eu era “bobo” com a minha primeira namoradinha. Nem sabia direito como eu deveria me comportar, eu era guiada por aquele sentimento bobo, que eu chamava de amor. Como eu disse lá no começo, não era amor, senão eu amaria o tal garoto até hoje, mas o nosso amor por Deus deve ser assim no sentido de que nossas atitudes sejam guiadas por esse sentimento! Não devemos nos conformar que crescemos espiritualmente, e que já sabemos nos cuidar sem a necessidade do Pai, devemos agir como uma criança que nem sabe o que é se apaixonar, mas sabe que tem algo dentro dela que faz com que ela queira sempre estar perto da pessoa “amada”. Não estou falando que uma criança não pode amar verdadeiramente, mas sim, que mesmo que este amor não seja “o amor verdadeiro”, é algo sincero, que faz com que esta criança queira chamar a atenção da outra de alguma forma, é algo sadio, disposto a aprender, que deseja o bem do amado e daqueles que o circundam, que erra, mas que pede perdão. O amor do Pai está em nós, e por ser amor verdadeiro, jamais se acabará! Nos resta agirmos como crianças e nos rendermos a este amor. Se parece que você já não tem mais este amor, lembre-se que este é o amor verdadeiro, que não morre! Então, como tal, basta você resgatar este amor e não ter vergonha de agir como criança, que certamente você voltará a vivê-lo!


25 de maio de 2014

CASAMENTO



O casamento é uma aliança estabelecida entre duas pessoas. Cada uma tem sua função para ser exercida, para que se mantenham firmados no Senhor e cresçam a cada dia.

O casamento é uma instituição divina na qual um casal se une em amor por uma comunhão social e legal, com o propósito de estabelecerem uma família.

Se na aliança, cada cônjuge não exercer o seu papel, não há prosperidade no relacionamento. Funciona como em uma empresa, onde há vários setores e para cada setor uma pessoa responsável, pela execução e pelo bom andamento da empresa.

No seu casamento você e seu cônjuge precisam andar juntos, mas, cada um desempenhando com excelência e destreza a sua função, para que a casa não desmorone. Quando as funções estão trocadas, a família sofre, os filhos sofrem e o casal perde.

Cada um precisa retomar o seu papel, para construir e edificar uma aliança de excelência com o cônjuge e os filhos (Gn 1:26-30).

Quando Deus formou o homem no Éden, lhe deu autoridade para dominar sobre animais, peixes e ave, ou seja, delegou a ele autoridade sacerdotal. Porém, Deus percebeu que não era bom para o homem caminhar sozinho e administrar todas as coisas, não que ele não tivesse capacidade, mas precisava ser auxiliado. Deus então criou a mulher e celebrou o primeiro casamento.

A Bíblia diz que Deus abençoou o homem e a mulher para que caminhassem juntos, frutificassem, multiplicassem, enchessem a terra e dominassem sobre ela (Gn 1:28-30). Deus os estava abençoando com tudo para que eles tivessem uma vida tranqüila, sem necessidade de coisa alguma. Cada um recebeu a sua função específica. Adão era o sacerdote; Eva, sua auxiliadora.

Desde o princípio Deus instituiu a família e a abençoou para que Sua glória e presença sejam constantes em cada lar. O projeto original de Deus ao criar a mulher, foi fazê-la ajudadora idônea para auxiliar seu marido. Deus não criou a mulher para tomar o lugar do esposo no casamento, mas sim cooperar para que o domínio deste no Senhor seja de excelência.

O diabo, para tentar destruir o projeto de excelência do Senhor, tem trabalhado para trazer inversão dos papéis, para que não haja prosperidade na família, promovendo assim a desarmonia entre o casal.

Mas Deus que não muda em Seus propósitos, promete em Malaquias 4:6, que converterá os corações e acontecerá uma mudança de atitude na família, estabelecendo a cura na família.

Vejamos dois pontos importantes:

1º) O casal deve se submeter à vontade do Senhor, para a família (Romanos 12:2).
No processo da aliança, nossa vontade própria não deve prevalecer, nossos conceitos precisam estar sendo conduzidos pelo Senhor. Como cristãos, não podemos viver como pessoas comuns, precisamos nos submeter ao Senhor, para que a vontade d'Ele se estabeleça sobre nosso casamento. Dessa maneira estaremos nos submetendo a liderança por Ele instituída para cada cônjuge.

A vontade de Deus estabelecida em nós pode transformar o marido e a esposa em excelentes companheiros e amantes. Quando nos entregamos em oração ao Senhor, no local secreto, sabemos qual a Sua vontade, que é sempre boa, perfeita e agradável.

Dentro da aliança precisamos nos levantar como intercessores. Há poder na oração do casal. Quando oramos colocamos uma cerca de proteção em nossa casa, marido e filhos. (Mt 18:18).

É interessante a forma como Deus trata conosco. No relacionamento é comum a esposa colocar a vida do marido diante de Deus e vice-versa, pedindo para que haja transformação na vida do cônjuge. Normalmente o tratamento a primeiro nível acontece de forma individual, ou seja, Deus mostra as áreas que precisamos mudar, para que a transformação aconteça na vida do outro.

Se você tem colocado sua aliança no altar, suas orações não têm sido esquecidas pelo Senhor, e Ele mesmo tem se levantado ao seu favor. Ele transformará sua vida e a vida de seu cônjuge.

2º) Mudar de atitude:
Em Efésios 5:22-24, há uma chamada de Deus para o casal. Enquanto não exercermos nossa função, não vemos nosso lar restaurado, o sacerdote que está omisso operando, a esposa deixando de lado toda a murmuração e não somos modelos para nossos filhos.

Quando nos submetemos a Deus, ficamos debaixo de Sua cobertura. Logo, tudo que precisa ser transformado na vida do cônjuge, quando colocado em oração diante do Senhor, Ele nos responde.

Na chamada para uma aliança de excelência, temos que exercer os requisitos que a função nos coloca, não podemos inverter. Agindo assim, teremos uma aliança baseada nos princípios da Palavra e tudo nos irá bem.

GRITO DE SAUDADE


Hoje tenho saudade!
Saudade de algo que ainda não vivi, de algo que os meus olhos ainda não viram e que os meus ouvidos ainda não ouviram!
O meu grito é por desejar mais de Ti!
A cada dia sacio a minha sede em Ti.
Mas a minha alma só encontra plenitude e descanso quando Te olhar face a face!
E hoje eu grito!
Grito por Ti.
Por mais de Ti.
Saudades desse tempo que ainda não chegou a mim mas que sei que vem.
E quando ele chegar, finalmente encontrarei o meu lugar.
Até lá, vou experimentando pequenos vislumbres num raio de sol que atravessa as nuvens.
Num pássaro que canta ainda o dia nem amanheceu, mas que nesse canto, escuto a mesma saudade.
Numa melodia que atravessa espaço, tempo e distância e que me leva a Ti.
Até lá, vou gritanto nesses vislumbres.
Saudade ...!

Vilma Correias